sábado, 15 de fevereiro de 2014

Relato de experiência utilizando um livro das obras complementares da formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: alfabetização e letramento nas diferentes áreas do conhecimento.




Tendo por objetivos a produção de um  mapa para posterior localização imaginária da história ouvida e diferenciação de animais vertebrados e invertebrados, o docente inicia sua prática conduzindo os alunos até a sala, organizados num grande semi-círculo com uma caixa de cor azul na frente provocando olhares atentos para a mesma. Desta forma iniciou-se um trabalho integrando língua portuguesa, no sentido de fortalecer o Sistema de Escrita Alfabética, geografia: conceito de localização por meio do mapa/croqui e ciências (animais vertebrados e invertebrados. Perpassando pela matemática (conceito de dimensões) e artes (pintura). Estes dois últimos, sem maiores ênfases. Entendendo que a leitura ajuda a criar familiaridade com o mundo da escrita, foi de fundamental importância oportunizar o momento deleite para os alunos. Ao contar a história Música no Zoo, provocou-se a curiosidade em descobrir qual seria o próximo animal apresentado e seu respectivo instrumento musical.
  Atualmente, com esta nova proposta, viemos substituir a descrição direta dos conceitos uma vez que a geografia escolar principalmente dos anos iniciais deixa de ser fragmentada e fechada em círculos. Assim, os alunos foram convidados a esboçarem um mapa/croqui coletivamente para localizarem cada animal levando a percepção de que tudo que é real pode ser representado de forma menor.  A cada aluno que se propôs a desenhar a localização do animal foi oportunizado criar uma legenda para as pessoas que não compreendessem tal fato pudessem assim entender. Ainda, os alunos registraram em seus cadernos a escrita dos animais apresentados na história para analisar o número de letras, número de sílabas bem como a formação das sílabas (união das letras) para a composição das determinadas palavras. Para dar seguimento ao trabalho, de forma a entrelaçar as diferentes áreas do conhecimento o docente propôs a pintura dos animais da história: Música no Zoo. Nessa perspectiva, o ensino de ciências não poderia dar-se diferente.       
  Percebendo a importante relação que se dever dar ao ser humano relacionando -se com os animais, o docente reuniu as produções artísticas e fez uma breve fala a respeito dos animais vertebrados e invertebrados, levando os alunos a compreenderem como se dá a classificação destes por meio de um grande debate. Considerando os direitos de aprendizagens tanto da geografia quando das ciências, entende-se que realmente é importante utilizar as obras complementares, especificamente as histórias infantis porque subsidiarão o docente afim de unir as diferentes áreas do conhecimento deixando de lado o ensino fragmentado.

Referência:
 - BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Acervos complementares: alfabetização e letramento nas diferentes áreas do conhecimento. MEC. Brasília: 2012


Anexo:

Música no Zoo                            
Autora: Cecília Cavalieri França                            
Ilustrações: Carolina Merlo                        
Editora: Fino Traço, 2011. Zoo era um zoológico diferente. Lá, bicho falava, bicho cantava, bicho tocava até instrumento. Mas, não tinha platéia, uma banda tão legal! Então Dante teve uma ideia, para lá de original: fazer um show... convidar criança... estourar pipoca... dar uma festança.



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